Briga entre acesso e copyright determina fechamento de vários sites que permitem download do YouTube

A pressão da inústria fonográfica, segundo informa o Canaltech (ver abaixo link completo), está determinando o fechamento de vários sites que possibilitam o download de vídeos do YouTube e sua transformação em arquivos de áudio no formato MP3. Segundo noticia o CanalTech, pelo menos quatro serviços encerraram suas atividades em apenas uma semana, alegando que receberam notificações de agências que representam os interesses de indústrias fonográficas.

Não se tira a razão que envolve o direito de músicos sobre suas composições. Porém, o que está em jogo aqui é o uso um pouco mais denso e por que não dizer, nocivo ao público, de bloquear o acesso a todos que podem criar novas composições, sem incorrer em plágio. Está sendo negado o próprio direito de inspiração.

Entre os casos está o YouTube-MP3, uma das maiores plataforma de operação na internet. Foi o único a ser também processado pela RIAA, BPI e IFPI, que representam gravadoras dos Estados Unidos e Reino Unido. O fechamento foi decorrente de acordo judicial que envolveu o abandono da ação com o fim das atividades da plataforma que tinha mais de um milhão de acessos diários. Outra citada pelo CanalTech é o Pickvideo.co, que também recebeu uma carta para ser assinada, de “cessão e desistência”.; A acusação é sempre de pirataria. Outras que fecharam as portas foram o Video-co e o EasyLoad.

Como destaca oCanalTech, a Eletronic Frontier Foundation emitiu comunicado apoiando os direitos autorais e o combate à pirataria, porém, entendeu que o fechamento de serviços pode ser medida dextrema, pois “plataformas dessa categoria não são usadas paenas para conversão de vídeos em formatos de áudio, mas também por criadores de conteúdo em trabalhos derivativos, além de institutos e usuários finais para fim de arquivo”. Salientou ainda outro aspecto muito importante: existem muitos trabalhos livres de direitos autorais, muitas pessoas não estão reclamando direitos autorais e postam obras que em tese são protegidas por direitos. E tais obras também acabam sendo prejudicadas em sua livre circulação devido às medidas drásticas tomadas pela indústria fonográfica.

Ver notícia completa aqui comentada no seguinte link:

DEMARTINI, Felipe. Pressão da indústria fonográfica está fechando sites de download do YouTube. CANALTECH. Disponível em: https://canaltech.com.br/pirataria/pressao-da-industria-fonografica-esta-fechando-sites-de-download-do-youtube-116054/

Ver também: https://torrentfreak.com/youtube-download-sites-throw-in-the-towel-under-legal-pressure-180614/