Kretschmann Advogados Associados

KRETSCHMANN ADVOGADOS ASSOCIADOS nasceu da atuação da advocacia de Ângela Kretschmann, no início da década de 1990. Em quase 30 anos de atuação em contenciosos e serviços administrativos, cresceu e tomou a forma de uma sociedade empresária, especializada no trato com bens intelectuais.

Os bens intelectuais constituem um patrimônio incorpóreo, um intangível de valor muitas vezes inimaginável. O cuidado e proteção de tais bens, envolvendo as atividades e o potencial criativo do ser humano podem render e transformar a vida de uma pessoa, uma família e uma coletividade inteira. Por outro lado, o desconhecimento de temas ligados aos direitos de inventores, ao direito de autor, à proteção do software, à proteção de designs, à proteção de trade dress (conjunto imagem), podem trazer também muita dor de cabeça e muito prejuízo.

Muitas vezes por desconhecimento, e por não gerenciar aspectos fundamentais da empresa, no que diz respeito ao uso de bens intelectuais alheios, pode reverter em prejuízos. O cuidado, portanto, tem duas razões de ser: por uma questão de fortalecimento da empresa, com base no cuidado de seus intangíveis, e por outro lado, o cuidado para não sofrer revezes na medida em que o uso de bens intelectuais, na era da internet e sociedade da informação, pode representar real prejuízo aos negócios da empresa. Nesse sentido, compliance na área empresarial é não apenas recomendável, como necessário.

As ações jurídicas levam em conta a especificidade dos objetos jurídicos protegidos, sendo a excelência e comprometimento pelo alcance da Justiça a marca dos profissionais que compõe a equipe. A Sociedade é regida pelo Estatuto da OAB e regularmente registrada.

A seriedade com que as ações são desenvolvidas e acompanhadas têm em conta as especificidades dos objetos jurídicos protegidos, e a atenção especial ao cliente. O interesse primeiro é sempre evitar o conflito e compor uma solução equilibrada para os interesses em disputa, tendo em vista o comprometimento ético na advocacia.

Angela Kretschmann

Sócia-fundadora, é pós-doutora pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Alemanha (ITM).

Doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Mestrado em Pós-doutora pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Alemanha (ITM, 2012).

Professora Honorária Visitante da Universidade de Münster, para o ano de 2018.

Pesquisadora Sênior da Universidade de Brasília – UnB (2017-2019).

Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999).
Advogada no escritório KRETSCHMANN ADVOGADOS ASSOCIADOS
Foi Coordenadora do Curso de Direito do Cesuca (2009-2014).
Foi Diretora de Pesquisa do CESUCA (2014-2016).

Integra o Quadro de Árbitros da Câmara de Arbitragem da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (CArb-ABPI), do Centro de Solução de Disputas em Propriedade Intelectual (CSD-PI, da ABPI).

Foi professora da Unisinos, lecionando a disciplina de Direito de Propriedade Intelectual (EAD) e Direito e Tecnologia da Informação, do Curso de Segurança da Informação, e do Mestrado em Direito, por cerca de 25 anos, entre 1992 e 2016. Foi professora no Curso de Especialização em Direito, Mercado e Economia, e também da Especialização em Propriedade Intelectual, da PUCRS.

É membro da Associação Brasileira de Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI).

É integrante da ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual), realizando perícias judiciais na área do Direito da Propriedade Intelectual (plágio, pirataria, concorrência desleal), e Direitos de Personalidade (nome, imagem, privacidade).

Confira seus Livros Publicados

WhatsApp WHATSAPP