A empresa americana alega que a apple está infringindo 11 patentes relacionadas com sistemas de processamento, otimização e streaming de vídeo. A Dynamic Data Technologies pede compensações em dinheiro, ou realização de acordos de licenciamento para que a Apple possa continuar a utilizar as tecnologias. São ao todo 68 páginas de Inicial, que detalham as tecnologias que foram utilizadas pela Apple, que foram patenteadas pela Dynamic Data Technologies. São alegações, nada disso é garantido, por isso está em julgamento. Importante destacar que a ação foi proposta no Texas, local que não é sede de nenhuma das empresas, mas é uma região que aceita bem essas ações, e a empresa que diz ser detentora das patentes pede que seja julgado por um jurí, e não pedem um valor exato deixam a cargo do juiz para decidir. Dessa forma, deixa rastros e indicios de ser outro golpe de patent troll.

Infelzmente a existência de patent trolls é uma realidade atualmente bem assustadora e ganânciosa, visto que são empresas que apenas patenteiam as tecnologias de outras, mas não produzem os produtos com a tecnologia, e depois ganham dinheiro com ações judiciais. Entretanto a Apple tem um bom histório de disputa contra empresas chamadas “troll de patentes”.

Basicamente todos os aparelhos da apple mais recentes possuem essas tecnologias (ex: iPhone, iPad, Apple TVs, macbooks) todos controlados pelo sistema operacional iOS.  Nesse sistema operacional, são utilizadas as tecnologias com o objetivo de reduzir o custo de processamento do vídeo, reduzindo, assim, o impacto sobre a bateria dos equipamentos. Uma das principais patentes, que é utilizada por muitas placas de vídeos atualmente, a fim de reduzir o consumo de energia, é capaz de fazer uma estimativa dos próximos frames de uma imagem de acordo com os frames anteriores, através desse processamento se otimiza os recursos utilizados.

Agora resta aguardar o julgamento, e a perícia que será realizada, para ver se a empresa que diz ser detentora dessas tecnologias, e que age como intermediária de grandes empresas no uso dessas tecnologias, realmente está falando a verdade.

 

Link da notícia original: https://canaltech.com.br/juridico/apple-e-processada-por-uso-indevido-de-patentes-de-video-126323/

WhatsApp WHATSAPP